Baratas
PRINCIPAIS ESPÉCIES:
BLATELLA GERMANICA
- Infestam depósitos de alimentos e embalagens, fornos, estufas, geladeiras, cozinhas, pias, bancadas, dutos de eletricidades, fendas, sanitarios e armarios.
PERIPLANETA AMERICANA
- Vivem em caixas de esgoto e gordura, áreas externas com acumulo de materiais, galerias subterrâneas, porões, sótão, forro, jardins e áreas de serviços.
Outras espécies:
Supella longipalpa
Blatta orientalis
Formigas
Formigas são insetos sociais que adaptam-se com facilidade aos ambientes urbanos, instalando-se em residências e ambientes hospitalares, sua presença pode determinar a disseminação de microrganismos através da veiculação mecânica. Sendo assim, existe preocupação sobre as reais possibilidades de agravos à saúde pública que possam ser causados pela veiculação de agentes patogênicos através de formigas urbanas 8. Cerca de 50 espécies estão adaptadas ao ambiente urbano, e cerca de 20 a 30 espécies podem ser consideradas como praga por causar conflito com os interesses do homem.
Moscas
Essa espécie de inseto frequenta locais com abundância de bactérias e demais microrganismos, desse modo a mosca domestica é considerada um vetor de disseminação de diversos patógenos que ela pode carregar em seu corpo, através das peças bucais, saliva e vômito, pernas e trato intestinal e que podem causar doenças graves para animais e seres humanos, em alguns casos, o exoesqueleto da mosca pode carregar mais bactérias que o seu aparelho bucal ou intestino
Aranhas
As espécies mais perigosas de aranhas são encontradas no grupo das Labidognathas (araneomorfas): Latrodectus (viúva negra – Theridiidae) Loxosceles ( aranha violino ou aranha marrom – Loxoscelidae) Phoneutria ( aranha banana – Ctenidae), as quais são responsáveis por muitos casos de envenenamentos graves e registros de óbito. Muitas outras famílias são consideradas perigosas, Segestriidae, Agelenidae, Salticidae, Gnaphosidae, Thomisidae, Heteropodidae, Clubionidae e Lycosidae, embora a maioria das notificações de envenenamentos não sejam adequadamente documentadas
Escorpiões
TITYUS SERRULATUS
Conhecido como escorpião amarelo é a principal espécie que causa acidentes graves,
com registro de óbitos, principalmente em crianças.
Principais caracteristicas: possui as pernas e cauda amarelo-clara, e o tronco escuro. Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.
Outras especies:
- TITYUS STIGMURUS
- TITYUS BAHIENSIS
- TITYUS PARAENSIS